cenografia

A cenografia preparada pelo Giramundo para o Sesi Bonecos 2012 é composta pelas Torres Andantes e seus personagens. O conjunto de 9 torres, 30 bonecos de vara e 2 bonecos de mochila, apresenta várias formas de construção de bonecos gigantes, constituindo a coleção de bonecos de maior porte do Giramundo.

Essa coleção se soma ao acervo apresentado na Exposição Giramundo 40 anos, formando um panorama bastante representativo da obra do grupo de Belo Horizonte em suas 4 décadas de existência. Em alguns casos, as Torres Andantes serão exibidas com aberturas pelas quais o público possa ver o sistema e as condições de manipulação dos bonecos, assim como a estrutura de construção das torres e seus mecanismos.

A cenografia “Bonecos Gigantes Giramundo” apresenta outra novidade que são as apresentações de pequenas cenas, em performances ao vivo, simultâneas, com seus personagens. Assim, o público poderá apreciar, não apenas o aspecto plástico dos bonecos, mas o principal: suas capacidades teatrais, seu movimento e seu sentido dramático.

A interação entre o público e os bonecos é uma das ideias marcantes do Sesi Bonecos 2011, conceito que perpassa todos os campos do evento, dos espetáculos ao desfile, da exposição de bonecos à cenografia. Essa interação, de certo modo, descobre potenciais no teatro de bonecos, levando-o do campo das apresentações cênicas para o de mídia de comunicação, entretenimento e educação.